Agosto' 2005

Guia  Brazil Host - 1º site de turismo de negócios

 

Avenida Koeler, em Petropólis, ganha hotel histórico de luxo

  

O Hotel Solar do Império nasceu da restauração de um palacete de 1875.

Uma das avenidas mais bonitas do país, a Avenida Koeler em Petrópolis, toda tombada pelo Patrimônio Histórico e que liga a Catedral e o Museu Imperial à Praça da Liberdade e à Casa de Santos Dumont, finalmente terá um hotel de luxo que faz jus à sua vocação turística. Depois de um ano em obras e R$ 2 milhões investidos, um palacete neoclássico de 1875, foi transformado no Solar do Império, que conta com 16 suítes, restaurante, spa e área de relaxamento. 

A nova opção de hospedagem abre suas portas no dia 8 de julho para abrigar hóspedes interessados em uma hotelaria muito particular, que contempla requinte e história. Construído pelo comerciante de café João Antonio Passos, o imóvel passou pelas mãos de importantes famílias até a locação, em 2004, pelo empreendedor Roberto Pinheiro. Trata-se de uma das construções mais antigas da cidade. Uma das fotos de época em exposição no Museu Imperial retrata a avenida nos primeiros anos após a fundação de Petrópolis com apenas dois imóveis: a morada oficial da Princesa Isabel e a residência do comerciante português.

Uma volta ao passado

 

Um capítulo à parte da história do imóvel foi o fato da Princesa Isabel e o Conde D’ Eu terem se hospedado no palacete, durante o período em que sua residência oficial, o Palácio Isabel, sofreu reparos. O palacete passou por várias alterações até ser tombado, em 1982, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A importância da avenida e da região fez com que o IPHAN criasse um tombamento único, batizado de urbano-paisagístico, que tem a missão de proteger, além dos imóveis, as encostas e paisagens. 

A maior preocupação dos sócios foi devolver ao imóvel as principais características da construção original. Para o arquiteto Gustavo Cotrim, o mais gratificante do projeto foi recuperar elementos arquitetônicos importantes, como o piso de macheteria do salão que abrigará o restaurante do hotel, as esquadrias das portas e janelas de pinho de riga, e a lareira, entalhada em madeira; e o mais difícil, transformar o imóvel em uma casa operacional para hotelaria.

 

Sob medida para relaxar

O Hotel Solar do Império terá 16 quartos luxuosos, com requinte e charme para receber hóspedes exigentes. Os quartos serão equipados com ar condicionado (quente e frio), frigobar, TV por satélite, DVD e cama king size. A fachada do palacete, também recuperada, foi pintada de verde para ressaltar a beleza da construção que, originalmente, era pintada de bege. 

 

Na área externa, o Solar do Império conta com uma belíssima paisagem, que inclusive foi utilizada como locação de novelas de época, entre elas, Renascer. A preocupação com a recuperação do projeto original também se reflete no paisagismo, com a recuperação e reflorestamento das espécies da região. O jardim da casa tem um lago com quatro estátuas que representam as estações do ano. Outro detalhe é o gradil da casa, criado por Oreste Francioni, com ramos de um pé de café e as iniciais J.A.P, do seu primeiro dono, o elemento remete ao ciclo do café.

 

Nos fundos do terreno foi construída uma área de relaxamento, composta por uma piscina aquecida em ambiente fechado e com teto de vidro, que possibilita ao hóspede observar o céu; saunas seca e vapor; e sala de repouso e de massagens. Além disso, o hotel oferece espaço versátil que pode ser utilizado como Centro de Convenções ou para Recepções, como casamentos, festas de formatura e 15 anos.

Programação cultural

 

No espaço de lazer e entretenimento, o hotel oferecerá, além de pacotes turísticos, uma programação aberta também a não hóspedes, com a realização de  pocket shows acústicos, festivais gastronômicos e degustações de vinhos.

O Restaurante - Leopoldina

Quem assina o cardápio é Claudia Mascarenhas, que começou como dona de uma creperia em Nova Iorque, comandou a cozinha do tradicional restaurante carioca Guimas e abriu sua própria casa no Rio, em 1999, o Sítio Arqueológico. No Bistrô, Claudia misturou todas as suas experiências para compor o menu. 

Está tudo lá: um pouco de comida brasileira como o picadinho do “Solar” (filé mignon em tirinhas, arroz de banana frita e flan de parmesão), um pouco das últimas novidades da gastronomia (peito e coxa com molho teriaky de cachaça e panquequinhas de batata)  e ainda receitas internacionalmente consagradas como o Bacalhau 

Pensado na Cama, servido com batatas a murro, pimentões, alho e azeitonas. E, de sobremesa, a chef aposta na cesta de merengue com chantilly e caldas de chocolate e morango.

 

Serviço

Hotel Solar do Império

Avenida Koeler, nº 376 - Centro - Petrópolis - RJ

Reservas pelo telefone (24) 2103-3000

www.solardoimperio.com.br 

 

 

Approach Comunicação - Turismo - Tel: (21) 3461-4616 - ramal 140 / 9663-9326
Tel: (11) 3813-1344 Fax: (11) 3813-6822 -
Silvia Magalhães

Veja outras notícias do Guia Brazil Host