"Caminho certo para seu crescimento pessoal e profissional"

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É impossível dizer alguém que caminho seguir. Somente você, com tranquilidade e humildade, pode ouvir a pequena voz dentro de você. Aquela "vozinha" sussurra um sonho...o seu sonho. Sucesso e felicidade não são metas distantes de serem capturadas e mantidas. Acontecem enquanto você está se realizando.

(do livro Ah, se eu soubesse... Richard Edler)

 

 

 

EDUCAÇÃO PARA A COMPETÊNCIA

   

PROFESSOR, VOCÊ É COMPETENTE ?

  PROVA...UM MOMENTO PRIVILEGIADO DE ESTUDO

AUTOR: VASCO PEDRO MORETTO

 

 “COMO OPERECIONALIZAR UMA AULA COM SUCESSO E AVALIAR COM EFICÁCIA E EFICIÊNCIA”

 

Para iniciar vamos trabalhar  duas grandes idéias:

_ EDUCAÇÃO PARA A COMPETÊNCIA:

Para ter sucesso como professor é preciso ter competência. E o que é competência?

Qual a diferença de competência e habilidade? Pode juntar as duas? Não..

Eu tenho o direito de concordar ou discordar... processo de construção.

Ser professor competente está ligado a uma palavra AMOR. O Rubens Alves fala muito bem sobre.

Vamos comparar dois jogos: no Tênis, um tem de vencer o outro. O jogo é uma competição.  No frescobol é um jogo de cooperação. Os dois precisam acertar para o jogo ficar gostoso. Ninguém ganha, porque os dois ganham.

Por exemplo, há casais que conversam como quem joga frescobol e outros como quem joga tênis.O casamento é uma verdadeira competição.

__E A RELAÇÃO PROFESSOR –ALUNO: 

COMO É QUE JOGAMOS COM O NOSSO ALUNO?

 

Um professor competente joga o que? Frescobol ou tênis? É um jogo onde um deve vencer? Ou os dois devem sair vencedores?  Qual é o seu jogo ,professor?

 O SUCESSO NO ENSINAR:

Pseudo-sucesso: o aluno repete o que  professor ensina...decora e vai bem na prova.

O aluno obtém notas boas nas provas. É sucesso? Depende...

Uma prova, com questões de completar, demonstra sucesso?

 

O aluno aprende por força da repetição.

 É um pseudo- sucesso se não ensina a pensar.

Por exemplo: 4=3= 7  e se for 4 mulheres = 7 homens? O adulto faz uma série de suposições, a criança não. Ela está na fase concreta. Pense... a máquina calcula por você.

O professor que mantém a disciplina férrea. Só ele manda, só ele fala, ninguém pode questionar, perguntar, discordar- muito menos.

 Quem nos dá a autoridade é a competência).

 

O REAL SUCESSO:

O professor atinge objetivos de ensinar oportunizando aprendizagem significativa de conteúdos relevantes, sabe o que quer.

 Esqueça a lista de verbos da taxionomia de Bloom.

Não deu significado, não é sucesso. Tem de dar sentido e ser relevante. E quem dá a relevância é o contexto.

Por exemplo: qual é o dia da independência do Brasil? E qual é o dia da independência de Marrocos?

O ensino proporciona o desenvolvimento de habilidades e aquisição de conhecimentos que conduzem às competências.

Competência é a capacidade de   mobilizar recursos visando abordar uma situação complexa.

 Para Parrenoud, na sua definição, ele diz “RECURSOS COGNITIVOS”. Moretto defende que competência vai além do cognitivo.

 

RECURSOS:  que recursos?

Conteúdos específicos: é preciso saber e bem, desde que sejam relevantes , associados àquela situação complexa. Aí vai seguindo em busca da representação e do significado.

 

Habilidades( saber fazer) / procedimentos: pode Ter habilidade sem competência? Sim. Competência pressupõe  habilidade, mas, não, é só. É mais amplo. Não se pode falar competência e habilidade.

 

Linguagens: usar linguagem adequada. Ex. Eu peso 50 quilos. É equívoco...A massa é 50kg. Mas, como é senso comum, todos entendem. As palavras só têm sentido no contexto. A criança tem uma lógica. Veja: correr...correu / caber...cabeu / comer...comeu / por...ponhar...

Competência é ensinar para que o aluno descubra que depende do contexto.

Valores Culturais: o professor não pode abandonar os valores culturais do seu contexto.

Emoções: professor, você já prestou a atenção às emoções nos seu alunos na hora de uma prova , ou mesmo durante uma aula? É por isso, que Moretto não aborda só cognitivos na sua definição de competência. 

 

Se o emocional falhar pode detonar todos os outros valores. Ex: Popó, lutador que não conseguia lutar por causa do noivado desfeito. E os nossos alunos quando vão para prova? Deu branco? 

Competência é uma capacidade de mobilizar recursos. A situação complexa é que vai determinar qual é o recurso. Então quem determina a competência é a situação complexa. Por exemplo: O Guga é competente para jogar tênis...O Oscar para jogar basquete..

Isso muda completamente a preparação das nossas aulas.

Competência para que?...Será que o Guga é competente para jogar futebol?

E você, é competente para que?

 

PERFOMANCE ( DESEMPENHO): 

Competência em ação. Manifestação da provável competência. Má perfomance não significa, necessariamente, falta de competência.

*Não confundir competência ( ser capaz de) com perfomance( quando a competência entra em ação).

*O professsor competente aplica, no ensinar, situações complexas que têm de enfrentar.

* Conhece os conteúdos de sua disciplina.

*Identifica os conteúdos relevantes e os potencialmente significativos.

*Tem habilidade de ensinar: escolhe estratégias adequadas ao contexto.

*Utiliza o método dialético como base na intervenção. ( o que você quis dizer com isso? )

(Método Dialético: T (tese)    A (antítese) = síntese - que vai virar nova tese, pois alguém vai dizer que não concorda,  e vai gerar uma nova dialética).

*Identifica valores culturais. Por exemplo: Eu pago a escola...então ela que cuide do meu filho. “Para que administra suas emoções: jogar frescobol e não tênis na relação com seus alunos.

 

O AVALIAR A APRENDIZAM: avaliar o quê? Para que? Quem deve avaliar quem?

O professor competente:

Sabe que a prova é um momento privilegiado de estudo e não um acerto de contas....

Elabora a avaliação contextualizada e de acordo acordo com os objetivos pré-estabelecidos...

Sabe que a prova é importante.( Não é acabar com a prova.) As mudanças têm de ser feitas por processos. Tem de dar a ela um novo significado...

Administra valores culturais: “quem não cola não sai da escola...”

Sabe que a prova não é hora de acertos de contas.

Professor não pode reagir na  mesma ação do aluno.

 

A MEMÓRIA RAM DO ALUNO NÃO PASSA DE DOIS MEGAS E GUARDA CADA PEDAÇO NUM LUGAR...

 

Sabe diversificar as provas: prova com consulta  ou de dois a dois, provas objetivas e subjetivas...etc.

É a linguagem que ajuda a estruturar o pensamento. (Vigostick). Numa prova com consulta eles debatem, discutem e chegam a uma conclusão. Fazer uma prova não é reprovar, é estabelecer relações significativas num universo em ação. Muitos professores fazem questões ambíguas e  absurdas, perguntas no ar, completamente sem nexo...

A maioria dos professores não têm mostrado competência em avaliar.

Muitos professores se formaram em engenharia e foram dar aulas. Para isso, eles precisam  aprender a ser professor.

Observe a seguinte situação: um médico cansa de clinicar , resolve dar  umas aulinhas... E se o professor cansar de dar aulas e resolver fazer umas cirurgiazinhas?..Qual é o prazo de validade do nosso diploma?

Todo produto não tem prazo de validade. E o nosso diploma não foge à regra.

 

É preciso fazer cursos, assistir palestras , congressos, ler livros, etc, para revalidar o diploma...Tudo muda, se renova...

Como esse assunto não tem fim, fique com esta interrogação:

 

VOCÊ É COMPETENTE? PARA QUE?

 

(Para saber mais, leia o livro “PROVA- UM MOMENTO PRIVILEGIADO DE ESTUDO”. Autor: Vasco Pedro Moretto)

 

 

Neide Pena Cária

Coordenadora Geral do IINAP

 

IINAP - Instituto Integrado Aprendizagem e Pesquisa

E-Mail:  iinap@uol.com.br

Site: www.brazilhost.com.br/iinap