EDUCAÇÃO
PARA A COMPETÊNCIA
PROFESSOR,
VOCÊ É COMPETENTE ?
PROVA...UM MOMENTO PRIVILEGIADO DE ESTUDO
AUTOR:
VASCO PEDRO MORETTO
“COMO
OPERECIONALIZAR UMA AULA COM SUCESSO E AVALIAR COM EFICÁCIA
E EFICIÊNCIA”
Para
iniciar vamos trabalhar
duas grandes idéias:
_
EDUCAÇÃO PARA A COMPETÊNCIA:
Para
ter sucesso como professor é preciso ter competência. E o
que é competência?
Qual
a diferença de competência e habilidade? Pode juntar as
duas? Não..
Eu
tenho o direito de concordar ou discordar... processo de
construção.
Ser
professor competente está ligado a uma palavra AMOR. O
Rubens Alves fala muito bem sobre.
Vamos
comparar dois jogos: no Tênis, um tem de vencer o outro. O
jogo é uma competição.
No frescobol é um jogo de cooperação. Os dois
precisam acertar para o jogo ficar gostoso. Ninguém ganha,
porque os dois ganham.
Por
exemplo, há casais que conversam como quem joga frescobol e
outros como quem joga tênis.O casamento é uma verdadeira
competição.
__E
A RELAÇÃO PROFESSOR –ALUNO:
COMO
É QUE JOGAMOS COM O NOSSO ALUNO?
Um
professor competente joga o que? Frescobol ou tênis? É um
jogo onde um deve vencer? Ou os dois devem sair
vencedores? Qual
é o seu jogo ,professor?
O
SUCESSO NO ENSINAR:
Pseudo-sucesso:
o aluno repete o que professor
ensina...decora e vai bem na prova.
O
aluno obtém notas boas nas provas. É sucesso? Depende...
Uma
prova, com questões de completar, demonstra sucesso?
O
aluno aprende por força da repetição.
É
um pseudo- sucesso se não ensina a pensar.
Por
exemplo: 4=3= 7
e se for 4 mulheres = 7 homens? O adulto faz uma série
de suposições, a criança não. Ela está na fase
concreta. Pense... a máquina calcula por você.
O
professor que mantém a disciplina férrea. Só ele manda, só
ele fala, ninguém pode questionar, perguntar, discordar-
muito menos.
Quem
nos dá a autoridade é a competência).
O
REAL SUCESSO:
O
professor atinge objetivos de ensinar oportunizando
aprendizagem significativa de conteúdos relevantes, sabe o
que quer.
Esqueça
a lista de verbos da taxionomia de Bloom.
Não
deu significado, não é sucesso. Tem de dar sentido e ser
relevante. E quem dá a relevância é o contexto.
Por
exemplo: qual é o dia da independência do Brasil? E qual
é o dia da independência de Marrocos?
O
ensino proporciona o desenvolvimento de habilidades e aquisição
de conhecimentos que conduzem às competências.
Competência
é a capacidade de
mobilizar recursos visando abordar uma situação
complexa.
Para
Parrenoud, na sua definição, ele diz “RECURSOS
COGNITIVOS”. Moretto defende que competência vai além do
cognitivo.
RECURSOS:
que recursos?
Conteúdos
específicos: é
preciso saber e bem, desde que sejam relevantes , associados
àquela situação complexa. Aí vai seguindo em busca da
representação e do significado.
Habilidades(
saber fazer) / procedimentos:
pode
Ter habilidade sem competência? Sim. Competência pressupõe
habilidade, mas, não, é só. É mais amplo. Não se
pode falar competência e habilidade.
Linguagens:
usar
linguagem adequada. Ex. Eu peso 50 quilos. É equívoco...A
massa é 50kg. Mas, como é senso comum, todos entendem. As
palavras só têm sentido no contexto. A criança tem uma lógica.
Veja: correr...correu / caber...cabeu / comer...comeu /
por...ponhar...
Competência
é ensinar para que o
aluno descubra que depende do contexto.
Valores
Culturais:
o
professor não pode abandonar os valores culturais do seu
contexto.
Emoções:
professor,
você já prestou a atenção às emoções nos seu alunos
na hora de uma prova , ou mesmo durante uma aula? É por
isso, que Moretto não aborda só cognitivos na sua definição
de competência.
Se
o emocional falhar pode detonar todos os outros valores. Ex:
Popó, lutador que não conseguia lutar por causa do noivado
desfeito. E os nossos alunos quando vão para prova? Deu
branco?
Competência
é uma capacidade de
mobilizar recursos. A situação complexa é que vai
determinar qual é o recurso. Então quem determina a competência
é a situação complexa. Por exemplo: O Guga é competente
para jogar tênis...O Oscar para jogar basquete..
Isso
muda completamente a preparação das nossas aulas.
Competência
para que?...Será que o Guga é competente para jogar
futebol?
E
você, é competente para que?
PERFOMANCE
( DESEMPENHO):
Competência
em ação. Manifestação da provável competência. Má
perfomance não significa, necessariamente, falta de competência.
*Não
confundir competência ( ser capaz de) com perfomance(
quando a competência entra em ação).
*O
professsor competente aplica, no ensinar, situações
complexas que têm de enfrentar.
*
Conhece os conteúdos de sua disciplina.
*Identifica
os conteúdos relevantes e os potencialmente significativos.
*Tem
habilidade de ensinar: escolhe estratégias adequadas ao
contexto.
*Utiliza
o método dialético como base na intervenção. ( o que você
quis dizer com isso? )
(Método
Dialético: T (tese)
A (antítese) = síntese - que vai virar nova tese,
pois alguém vai dizer que não concorda,
e vai gerar uma nova dialética).
*Identifica
valores culturais. Por exemplo: Eu pago a escola...então
ela que cuide do meu filho. “Para que administra suas emoções:
jogar frescobol e não tênis na relação com seus alunos.
O
AVALIAR A APRENDIZAM: avaliar
o quê? Para que? Quem deve avaliar quem?
O
professor competente:
Sabe
que a prova é um momento privilegiado de estudo e não um
acerto de contas....
Elabora
a avaliação contextualizada e de acordo acordo com os
objetivos pré-estabelecidos...
Sabe
que a prova é importante.( Não é acabar com a prova.) As
mudanças têm de ser feitas por processos. Tem de dar a ela
um novo significado...
Administra
valores culturais: “quem não cola não sai da
escola...”
Sabe
que a prova não é hora de acertos de contas.
Professor
não pode reagir na
mesma ação do aluno.
A
MEMÓRIA RAM DO ALUNO NÃO PASSA DE DOIS MEGAS E GUARDA CADA
PEDAÇO NUM LUGAR...
Sabe
diversificar as provas: prova com consulta
ou de dois a dois, provas objetivas e
subjetivas...etc.
É
a linguagem que ajuda a estruturar o pensamento.
(Vigostick). Numa prova com consulta eles debatem, discutem
e chegam a uma conclusão. Fazer uma prova não é reprovar,
é estabelecer relações significativas num universo em
ação. Muitos professores fazem questões ambíguas e
absurdas, perguntas no ar, completamente sem nexo...
A
maioria dos professores não têm mostrado competência em
avaliar.
Muitos
professores se formaram em engenharia e foram dar aulas.
Para isso, eles precisam
aprender a ser professor.
Observe
a seguinte situação: um médico cansa de clinicar ,
resolve dar umas
aulinhas... E se o professor cansar de dar aulas e resolver
fazer umas cirurgiazinhas?..Qual é o prazo de validade do
nosso diploma?
Todo
produto não tem prazo de validade. E o nosso diploma não
foge à regra.
É
preciso fazer cursos, assistir palestras , congressos, ler
livros, etc, para revalidar o diploma...Tudo muda, se
renova...
Como
esse assunto não tem fim, fique com esta interrogação:
VOCÊ
É COMPETENTE? PARA QUE?
(Para
saber mais, leia o livro “PROVA-
UM MOMENTO PRIVILEGIADO DE ESTUDO”.
Autor: Vasco Pedro Moretto)
Neide
Pena Cária
Coordenadora
Geral do IINAP |