Dezembro´ 2004

Guia  Brazil Host - 1º site de turismo de negócios

 

 

La Bettola cria menu para dezembro e festas de fim de ano


Para receber seus clientes durante o mês do Natal, o restaurante  La Bettolam , de cozinha mediterrânea , na R. Amauri criou menu especial com duas opções de entrada, duas de prato quente e duas sobremesas. Como entrada Carpaccio de Tender ao Molho de damasco ou Salada de Bryer e figos com emulsão de vinho do Porto; entre os pratos quentes, Lombo de cordeiro grelhado com sauté de tomate e azeitonas pretas acompanhado de berinjela grelhada no azeite extra virgem ou Picatta de Peru com presunto de parma e salvia com risoto de alcachofra; e entre as  sobremesas, Torta de pêssego ou Torta de frutas secas e chocolate servida com sorvete de creme. A sugestão do Chef José Vilso custa  R$ 90,00 por pessoa e estará sendo oferecida  de 13 de dezembro a 05 de janeiro. 

 

"La Bettola", ou  botequim em italiano era o nome dado antigamente às tavernas e  restaurantes na Itália e foi o nome escolhido  por  Laura Giarelli quando abriu a casa em São Paulo em 1979. Filha de fazendeiros italianos, Laura, conhecida pelo apelido de Lalla,  adorava preparar massas caseiras e incentivada pelo marido  Nicola, e os amigos acabou abrindo um restaurante. Foi assim que surgiu o La Bettola  na ainda mais do que pacata Rua Amaury, o mesmo endereço que mantém até hoje. 

 

O La Bettola conquistou logo uma clientela fiel e foi sucesso desde o principio. Mas em 1997 o marido de Laura faleceu e ela  acabou fechando o restaurante. Dois anos depois a casa foi reaberta numa sociedade entre Laura e  Tânia Biagi, uma assídua freqüentadora que  resolveu montar um restaurante em São Paulo, depois de estudar no Senac em Águas de São Pedro e estagiar no Culinary Institute of América e outros importantes restaurantes na capital paulista.

 

O restaurante foi reaberto no mesmo endereço em 2000 e até o meio deste ano a chef Tânia esteve à frente da cozinha do La Bettola. Tânia Biagi manteve os pratos que fizeram o sucesso do restaurante desde o seu início e incorporou ao cardápio risotos, carnes e peixes. Entre estes pratos tradicionais  está  o carpaccio clássico que o  La Bettola foi dos primeiros a servi-lo em São Paulo. Entre as massas  estão o paglia e feno com molho de tomates frescos e manjericão, ou ao molho de gorgonzola;  o penne alla vodka, massa com molho cremoso de tomate, vodka e tabasco;  a pescada cambucu;  o pollo ripieno al limone, um filé de frango recheado com mussarela de búfala, molho pesto e presunto cru  e o cappelletti alla panna, com molho de queijo gruyère  e cogumelos frescos. Agora a cozinha passou às mãos do chef José Vilso.

 

"Pratico uma cozinha mediterrânea e faço o que gosto" diz José Vilso que chega ao La Bettola disposto a introduzir novos pratos, mas respeitando a tradição do cardápio da casa. José Vilso, conhecido por sua criatividade, iniciou-se na profissão em 1975 e trabalhou em casas que fizeram época em São Paulo, como o Roma Jardins, Les Inocennts, Anexo e La Rochelle.  Como outros grandes chefes brasileiros formou-se no trabalho do dia-a-dia, complementando sua formação  em diversos cursos de especialização. Antes do La Bettola, José Vilso estava no Bacalhau do Porto, um tradicional endereço de cozinha portuguesa  de São Paulo, no Ipiranga, onde deixou até um prato especial de bacalhau que leva o seu nome.  "Sempre trabalhei aqui nos Jardins e apesar da boa experiência no Bacalhau do Porto, estou feliz de voltar", comenta. Depois de reformular o almoço executivo, Vilso prepara, agora, as novidades que vai lançar no cardápio a partir do próximo mês.

 

La Bettola - R. Amauri, 327 - tel.: 11 3167-1658

(O restaurante estará fechado nos dias 24, 25 e 31/12 e 01/01)

 

Lucia Paes de Barros - Assessoria de Imprensa / La Bettola - 11-5181-2832 / 5183-8275

Veja outras notícias do Guia Brazil Host